quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Ana Jorge e a Sarah Palin

Não pude deixar de me espantar ao ler nos jornais matutinos que a Ministra da Saúde Ana Jorge:

1) desconhecia a dívida do seu ministério;
2) afirmou que os cheques dentista têm sido um sucesso tal que a prevalência de cáries na população já diminuíu significativamente.

Se em relação ao primeiro aspecto não vou discutir a necessidade de uma ministra saber com exactidão a matemática toda que está por detrás do orçamento de estado, acreditando haver outras pessoas que estão lá para isso mesmo, enquanto ela se deve concetrar em aplicar as políticas e avaliar a situação, é inadmissível na minha óptica afirmar que não sabe da dívida do seu minstério, levando até a desconfiar se sabia se tinha dívida uma ou não. Assusta-me esta desresponsabilização assumida com tanta arrogância e que sem dúvida que está na matriz do próprio problema nacional: políticos que chegam ao poder essencialmente para benefícios pessoas.

Em relação à segunda observação, parece-me óbvio o que aqui a Ana Jorge tentou fazer: uma vez que não podia mandar um número para o ar em relação à dívida, sob pena dos jornalistas analisarem (aqueles que não são totalmente preguiçosos e ainda há um ou dois assim) e encostarem-na à parede, aproveitou para cuspir para uma análise estatística difícil de contradizer pelos jornalistas (portugueses), cujos métodos de investigação geralmente não vão muito além de idas ao pingo-doce para comprar garrafas de uísque. Ou seja, mas alguém acha que é possível que com um ano de implementação dos cheques-dentista, mal distribuídos pela população e sem controlo algum, fazer-se uma análise estatística válida que conclua que a incidência de cárie está a diminuir???

Estamos sem dúvida na presença da Sarah Palin portuguesa, e o pior é que a comunicação social mantém-se distante e fria, sem querer intrometer-se muito, por falta de capacidade de investigação.

1 comentário:

branqueamento dentário disse...

Pós Awesome! Interessante informação para know.It é difícil encontrar pessoas com conhecimento sobre este tema ...