sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Poder-se-á evitar a doença periodontal?

Está estudado que a principal queixa humana depois dos 45 anos é a de dentes a abanar, seguida de muito perto pela de dor de rins e articulações que estalam. Por que é que nos abanam os dentes depois dos 45 anos?
Os antigos acreditavam que tal se devia à perda massiva da gengiva, conotando-lhe factores religiosos, nomeadamente heresia. O herege, rico em potássio e ácido sulfúrico no sangue - cria-se - alimentos essenciais à vida de alguns vermes, estaria predisposto à piorreia (era assim que se designava esta doença) .
Hoje em dia sabe-se perfeitamente que os factores religiosos não estão muito relacionados com qualquer tipo de doença, excepto a mental, e a periodontite (nome correcto a utilizar) tem causas essencialmente genéticas.
Ou seja, por melhor higiene oral que se tenha, não há dúvidas científicas de que o humano geneticamente predisposto terá, pelo menos em alguma fase da sua vida, periodontite.
No que se traduz a periodontite? Na perda dos tecidos de suporte dos dentes, ou seja, na sua mobilidade excêntrica e finalmente na sua queda.
Como tratar? Removendo os dentes infectados e colocando implantes dentários. Num episódio inicial ou em doença moderada, poder-se-á optar por preservar o dente em causa, sabendo já à partida que a sua higienização irá ser cada vez mais comprometida e que portanto o prognóstico a médio/longo prazo é duvidoso.

Num outro post, falarei acerca dos implantes dentários.

Boa sorte com o vosso código genético!

DF

5 comentários:

Anónimo disse...

Muito bom dia. Eu não sou médico, sou um azarado "periodontal"! Como tal estou interessadíssimo em tratar estae problema e constatei que há a possibilidade de fazer um tratamento a laser que me pareceu rápido e indolor. Pedia-lhe o seu comentário e se possível a informação dos locais onde o poderei fazer em Portugal.
Obrigado e desculpe o atrevimento. Agradeço resposta para o mail jmmpbp@hotmail.com

Anónimo disse...

Boa tarde:
Há cerca de um ano o meu dentista em Coimbra diagnosticou-me um problema periodontal. Extraiu-me então 3 molares e apesar dos redobrados cuidados de higiene oral o problema subsiste com sintomas mais desenvolvidos num incisivo.
Haverá algum tratamento eficaz para além da limpeza por raspagem que já realizei?
Agradeço uma eventual resposta para o endereço electrónico jony4573@iol.pt
Muito obrigado .

Anónimo disse...

Realmente,... a doença periodontal é tratada colocando implantes!!! Oh sr dr. o senhor deve estar a brincar com isto, pena é não haver nenhuma entidade que o obrigue a ir tirar o curso outra vez,... se é que o tem (mais acredito que isto tudo é brincadeira). Nunca ouviu falar de cirurgia periodontal, splints, e implantes também é claro, mas não da maneira que os quer vender. O senhor atira "postas de pescada para o ar" para alguns leitores acreditarem, mas... tenha cuidado com o que diz, porque há leitores que sabem utilizar os meios de informação e descobrir links que lhes esclarecem algumas citações incorrectas que profere. Mais parece vendedor que médico,...

DF disse...

Caro Nabaizer: não me diga que quando propõe cirurgia periodontal, splints, e outras terapias de resultados altamente duvidosos, o faz de borla! Tudo depende do ponto de vista, meu caro, eu coloco-me do lado da eficácia e honestidade. Recomendo-lhe mais calma na sua análise, só assim haverá espaço para a discussão salutar.

Anónimo disse...

Cirurgia periodontal com resultados altamente duvidosos,... acha mesmo que sim? Nem responda, que ainda se engana com o que vai dizer!!! A cirurgia periodontal é um procedimento indicado para determinadas condições periodontais, e que o Dr. DF não deve referir como soluções de quem quer cobrar honorários sem critério. Tudo o mais que possa escrever não está documentado, portanto... esqueça